Uma das primeiras colheitas em Floresta passa de 200 sacas

Compartilhar

Depois de muita chuva, o sol predominou nos últimos dias e as primeiras colheitas de soja começaram a acontecer na região de Maringá.

No município de Floresta, a 30 quilômetros, o produtor Luiz Alberto Palaro é um dos primeiros a colocar sua colheitadeira em ação. Reconhecido pelos cuidados e o profissionalismo com que conduz suas lavouras, ele iniciou os trabalhos no domingo (5/2) e as deve concluir o primeiro lote na terça ou quarta-feira.

?Ainda tem muita soja verde?, diz o produtor, que está registrando uma média de produtividade superior a 200 sacas por alqueire (mais de 83 sacas por hectare). Esse volume de soja confirma as boas condições das lavouras no período que vem sendo favorecido por chuvas regulares, muito diferente do ano passado quando, por causa da estiagem, a quebra foi expressiva.

A média de produtividade nos municípios de Floresta e Ivatuba gira em torno de 140 sacas por alqueire (cerca de 58 sacas por hectare).

Palaro produz em 95 alqueires (230 hectares) e o lote ora em colheita foi plantado no dia 17 de setembro utilizando material convencional. ?Quero terminar tudo antes do dia 10 de março?, diz Palaro, já pensando na janela para o plantio de milho. ?A gente está fazendo a colheita e já de olho no milho de inverno, não pode parar?, conclui.