Dia de Campo sobre ILPF em Presidente Epitácio (SP)

Compartilhar

A Fazenda Santa Gina, de propriedade do Grupo Carlos Viacava, localizada em Presidente Epitácio (SP), sediou na manhã de sexta-feira (dia 10), um Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

 

Contando com a participação de dezenas de produtores, técnicos, lideranças e estudantes, o evento foi promovido pela Rede ILPF em parceria com o Grupo Carlos Viacava, que há anos implementa, com sucesso, o sistema de integração nessa e em outras fazendas na região oeste paulista.

 

O Dia de Campo teve o apoio da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Sementes Soesp, Cocamar e Embrapa.

 

Durante a abertura, a Rede ILPF prestou homenagem a Carlos Viacava, ?pelo seu pioneirismo na adoção do sistema ILPF no oeste paulista?; ao pesquisador João Klutchcouski (o João K) ?pelo persistente trabalho de difusão tecnológica e fomento à adoção do sistema no oeste paulista?; e ao presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço ? atual presidente da Rede ILPF ? ?pela sua nobre missão de gerir e disseminar a adoção do sistema de ILPF?. Todos receberam uma placa.

 

Ao se pronunciar na abertura, Luiz Lourenço discorreu sobre a oportunidade que a ILPF oferece aos produtores por incorporar pastagens degradadas ? abundantes no país - ao moderno processo produtivo de grãos, além de dinamizar as atividades e gerar equilíbrio financeiro. O cultivo de soja, em plantio direto sobre o capim braquiária, reforma as pastagens e, ao reestruturar o solo, potencializa a produtividade da pecuária no inverno.  

 

Em anos anteriores, a Cocamar promoveu vários dias de campo em outra propriedade do mesmo grupo, no município de Caiuás, também no oeste paulista, fruto de parceria com a Unoeste e outros parceiros.

 

A ILPF e também o sistema ILP (Integração Lavoura-Floresta) já conta com cerca de 20 milhões de hectares no país e a meta da Rede ILPF, que atua intensamente na sua divulgação, é chegar a 33 milhões até 2030. Nas regiões atendidas pela Cocamar, as áreas já passam de 260 mil hectares.

 

Fundada em 2012, a Rede ILPF é formada por Cocamar, Embrapa, John Deere, Syngenta, Bradesco, Sementes Soesp e Suzano.