Lideranças femininas da Cocamar participam de dia de campo em Goiás

Compartilhar

Um grupo de 27 cooperadas da Cocamar, que exercem função de liderança em grupos femininos mantidos pela cooperativa em municípios das regiões norte e noroeste do Paraná, participou no último dia 11 de uma programação em Ipameri, sul de Goiás.

Elas estiveram na Fazenda Palmeiras, propriedade o casal Nilton César e Sônia Bonato, para um dia de campo sobre Sustentabilidade. A iniciativa do Projeto Rural Sustentável (PRS)? Cerrado, que fez parte da comemoração do Mês da Mulher, contou com a presença de 250 produtoras de vários estados.

Os proprietários trabalham com a produção de soja, silagem, milho e genética Brahman e a Fazenda Palmeiras é uma Unidade Demonstrativa do PRS ? Cerrado ? identificada como uma propriedade modelo na aplicação de práticas produtivas sustentáveis. A agenda constou de palestras, rodas de conversa e a presença de entidades e autoridades.  

De acordo com a anfitriã do evento, Sônia Bonato, ?quando a mulher passa a trabalhar na propriedade, com seu olhar e cuidado diferenciado e vendo além, ela transmite a todas as outras mulheres a segurança que ela é capaz de sair da zona de conforto, tendo iniciativa!?.

Acompanhadas pela conselheira fiscal Malu Anchieta e analista de Cooperativismo Aline Achete, as representantes da Cocamar conheceram, entre muitos outros itens, a plantação de girassol e o hotel de abelhas que a família possui na propriedade, além de debaterem sobre temas como sucessão, protagonismo feminino e gestão familiar.

?Quero agradecer imensamente por esta viagem.  Foi maravilhoso aprender sobre sustentabilidade?, expressou a produtora Gislaine Chierici, de Astorga, que fez questão de registrar também ?o carinho e a dedicação de Aline Achete para com o grupo?.

?Conhecemos os desafios e as vitórias do casal Nilton César e Sônia Bonato no cerrado, e tivemos a oportunidade de manter contato, também, com produtoras de outros estados para uma troca de experiências?, comentou a conselheira fiscal Malu Anchieta.

Autoridades também participaram do dia de campo, entre as quais a deputada federal goiana, Talita Oliveira, e o assessor de agronegócio e água da embaixada de Israel, Ari Fischer.

O PRS ? Cerrado é fruto de parcerias entre governo do Reino Unido; Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Ministério da Agricultura e Pecuária; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS); Embrapa e Rede ILPF. Seu objetivo é aumentar a renda e a produtividade da terra de pequenas e médias propriedades rurais em 4 estados do Cerrado ? Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.