Caravana ILPF nesta quinta em Ipameri (GO)

Compartilhar

Com a participação de técnicos da Cocamar, a Caravana ILPF estará nesta quinta-feira (23) em Ipameri (GO), onde acompanha o Dia de Campo sobre ILPF na Fazenda Santa Brígida, principal referência em integração lavoura-pecuária-floresta no país.

A programação de 2023 da Caravana teve início na segunda-feira (20) nas cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia. A expedição técnica e científica acontece durante toda esta semana, passando também pelas cidades goianas de Inaciolândia, Morrinhos, Ipameri e Goiânia. O objetivo é difundir os sistemas de ILPF e avançar em novas áreas de integração no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais nas diversas regiões produtoras do país. Outras três etapas da Caravana estão previstas para este ano.

Uma visita técnica na manhã de segunda à fazenda experimental da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi a primeira atividade desta etapa da Caravana. No local, a Embrapa Cerrados possui uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) com sistemas de ILP e ILPF (com espécies florestais exóticas e eucalipto) e uma vitrine de espécies forrageiras.

A pesquisadora Giovana Maciel, da Embrapa Cerrados, apresentou alguns resultados que vêm sendo obtidos no local desde 2012, quando a área foi implantada. Na parte da tarde a programação prosseguiu em Uberlândia, no auditório do campus da fazenda Sobradinho do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

A Caravana ILPF é uma realização da Associação Rede ILPF e suas empresas associadas (Embrapa, Cocamar, Bradesco, John Deere, Soesp, Syngenta e Suzano).

O objetivo da Rede é acelerar a adoção desses sistemas integrados como parte de um esforço visando à intensificação sustentável da agricultura brasileira. Atualmente, a Rede ILPF apoia 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP) distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.

A Caravana é composta por pesquisadores da Embrapa e técnicos da Rede ILPF e associadas e está percorrendo diversos estados brasileiros com várias ações, como: dias de campo, palestras, oficinas de diagnóstico, visitas institucionais e técnicas a produtores rurais, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e diversos segmentos do agronegócio. O público da Caravana ILPF é composto por produtores rurais, empresários, representantes de entidades do setor agrícola e de instituições de ensino, técnicos, além de pesquisadores e estudantes.

ILPF no Brasil

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos. A implementação dos sistemas ILPF variam de acordo com as características de cada região.

Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares. A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas.