Técnicos da Cocamar presentes nos eventos de ILPF em Goiás

Compartilhar

Um grupo formado por 20 técnicos e 6 veterinários da Cocamar, além de cinco integrantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), participa nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), respectivamente em Caldas Novas e Ipameri, ao sul do estado de Goiás, de uma programação voltada ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Na quarta-feira, durante a tarde, acontece a reunião técnica com a participação de dirigentes das empresas participantes da Associação Rede ILPF e, na quinta, será promovido, a partir das 8 horas, o tradicional Dia de Campo sobre ILPF na Fazenda Santa Brígida, de propriedade da empresária rural Marize Porto Costa, que vai até o meio dia.

O presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, que também preside a Associação Rede ILPF, fez a abertura do evento na quarta-feira. Em seu pronunciamento, ele afirmou a ILPF é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada pelo país, pois representa uma transformação econômica e ambiental nas regiões onde o sistema é implementado. A incorporação de áreas de pastagens degradadas ao moderno processo produtivo faz, de acordo com Lourenço, que o Brasil amplie suas fronteiras agrícolas sem promover desmatamento.

O programa inclui uma palestra com o especialista Eduardo Bastos, sobre mercado de Carbono, seguida de uma mesa redonda a respeito de créditos de carbono para o ILPF, oportunidades e desafios. Estão previstos, ainda, homenagem à Embrapa pelos 50 anos da instituição e também ao pesquisador Eliseu Alves, além da entrega de premiação aos vencedores do concurso de jornalismo e fotografia promovido pela Associação Rede ILPF.  

A Cocamar mantém a tradição de enviar delegações de técnicos e também de produtores a esses eventos que acontecem todos os anos em Goiás, para que conheçam melhor a ILPF e uma propriedade modelo em pleno funcionamento.

Para o grupo de técnicos da cooperativa que se deslocou àquele estado, a viagem faz parte de um curso de capacitação em ILPF, promovido pela Cocamar e o Senar/PR. É a primeira aula do curso que terá a duração de um ano.