No Dia Mundial da Água, a proteção das nascentes

Compartilhar

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Instituto da Água e Terra (IAT) e Prefeitura Municipal de Astorga, organizou um evento na quarta-feira ( 22) no Pesqueiro Nossa Senhora Aparecida, pertencente ao cooperado Manoel Lopes Pereira. Ali, foi realizado o trabalho de proteção e conservação da primeira nascente no município, dentro da parceria. O evento foi marcado também por uma ação de conscientização e educação ambiental envolvendo alunos e professores do quarto ano da Escola Municipal Alfredo Sofientini.

A ação faz parte do projeto, iniciado no ano passado, de conservação de nascentes encampado pela Cocamar em parceria do IDR, IAT, Prefeituras Municipais de toda a área de ação da cooperativa no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e que conta com o apoio da empresa Ihara. ?A água é um recurso essencial para a vida, mas, finito em condições ideais de uso se não for preservada. Ao preservar as nascentes, estamos garantindo água de qualidade e em quantidade para os produtores e para as comunidades?, afirmou Bruna Altomani, Analista Ambiental da Cocamar

A Cocamar vem fazendo um levantamento dos cooperados e produtores em geral interessados em participar do projeto que visa recuperar e proteger nascentes, e da quantidade de nascentes existentes na região que poderão ser conservadas. ?Sabemos da importância desse trabalho e temos conscientizado e incentivado o envolvimento de todos os produtores e da comunidade, fortalecendo essa parceria que é fundamental para a proteção do meio ambiente?, comentou José Conti, gerente da unidade de Astorga

Neste trabalho de proteção, a técnica utilizada é a de solo-cimento e pedra rachão ou pedra-ferro, que serve como uma espécie de filtro instalado no olho d?água, que protege e garante a qualidade da água, evita erosão e a contaminação da nascente e ainda aumenta a sua vazão.

Segundo o vice-prefeito de Astorga, Geovani Conti, presente ao evento, ações simples como esta protegem o meio ambiente e beneficiam toda a comunidade e com as ações realizadas em parcerias como a do projeto de proteção de nascentes, pode-se ir muito mais longe, potencializando os resultados.

José Jaime de Lima, gerente da Mesorregião Noroeste - IDR-Paraná, lembrou que a água é fonte de vida e que cada um precisa fazer a sua parte. Já Danielle Teixeira Tortato, gerente Estadual de Bacias Hidrográficas e da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, ressaltou que todos os ciclos de vida dependem da água e que esse trabalho vai garantir que toda comunidade tenha água de qualidade.